terça-feira, 15 de junho de 2010

Erro Sistema de Arquivos

Essa foi um problema que ocorreu comigo em um Sesvidor SLES 10 SP2, houve uma queda de energia e o nobreak não aguentou derrubando meus servidores, um deles ocorreu o seguinte problema:

na inicialização pedia para precionar CTRL+D pra iniciar, blz mas ele nao carrega os modulos do SO, resumindo não subia o SO.

#############################################
Attention: Only CONTROL-D will reboot the system in this
maintenance mode. shutdown or reboot will not work.
Give root password fol login:"
#############################################


até ai tranquilo, peguei um DVD do SLES 10 SP2, coloquei na unidade para dar o boot com ele, iniciei a maquina em modo rescue

ai em seguida o comando para verificar os discos
# fdisk -l
e o comando para verificar as partições
# df -h

como só tinha duas parições e uma dela é o swap rodei o seguinte comando

# fsck /dev/sda2 ===> diretorio onde está o meu /

mas esse comando me retornou a seguinte mensagem:

#########################################
fsck failed. Please repair manually and reboot. The root
file system is currently mounted read only.
#########################################

Nesse caso tive que entrar com o seguinte comando:

#reiserfsck –rebuild-tree /dev/sda2

ai sim ele reorganizou a estrutura do meu (/) e o SLES subiu corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário